sexta-feira, 19 de março de 2010

Salve as baleias. Salve o planeta.











Como todos sabem, o nome de nosso time foi inspirado nos maiores mamíferos do mundo, as baleias. Nos identificamos com estes belíssimos animais por além de serem grandeosos, fortes e inteligentes, vivem unidos. Por isso, nós nos sentimos obrigados a apoiar as pessoas que lutam e correm perigo para proteger as baleias. Nós apoiamos o Instituto Sea Shepherd Brasil. que defende estes animais da caça predatória, além da luta a favor da natureza em geral.

Em 1986, a Comissão Internacional Baleeira (CIB – em inglês, IWC – International Whaling Comission) ordenou uma moratória em todo o mundo contra a caça comercial as baleias. Desde então, três nações – a Islândia, Noruega, e Japão – sacrificaram brutalmente mais de 25.000 baleias debaixo do disfarce de pesquisa científica e por motivos comerciais.

A CIB não tem a capacidade de policiar e fiscalizar a moratória. A Sea Shepherd, guiada pela Carta Mundial da Natureza, ramificada pelas Nações Unidas, é a única organização cuja missão é fazer cumprir estes instrumentos internacionais de conservação em alto-mar.

Os destaques das últimas três décadas são:

- Fechando a metade da frota baleeira espanhola;
- Documentação de atividades baleeiras nas Ilhas Faeroe em um documentário lendário da BBC de Londres, “A Colheita Negra” (Black Harvest);
- Afundando a metade da frota baleeira islandesa e destruindo a fabrica de processamento de carne de baleia.
- Afundando as embarcações norueguesas Nybraena e Senet.
- Confrontando e se opondo a operação baleeira ilegal do Japão na Antártica.

A Sea Shepherd terminou com as carreiras de 9 embarcações baleeiras ilegais, salvando milhares de baleias. Estas campanhas e outros esforços da Sea Shepherd mantiveram o assunto da caça a baleia nas manchetes internacionais durante os últimos trinta anos.

O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) é a representação da Sea Shepherd em nosso país. O objetivo da ISSB é a defesa da biodiversidade, contra a destruição do nosso planeta.

Por isso, a partir de hoje, nosso blog terá o banner dos Guardiões do Mar em apoio a esta causa.
Para mais informações, basta clicar no banner à direita. Para seguir o ISSB no Twitter, clique em @SeaShepherd_br.

“Eu espero que a Sea Shepherd possa trabalhar aqui no Brasil em cooperação com os governos, com as pessoas e com as indústrias para salvar a biodiversidade, para proteger o meio ambiente da poluição e também para salvar as espécies ameaçadas.”

- Capitão Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd Conservation Society

2 comentários: